quarta-feira, 14 de julho de 2010

Underground é o kraio!!!

Ontem uma das pessoas que considero como um mestre (ao lado de Iraí Campos, Ricardo Guedes, Cuca, Gregão) fez um post muito interessante sobre underground e essa pessoa é nada mais, nada a menos que o Dj Meme, veja o post completo.

UNDERGROUND my ass !

Aos amigos DJs e criadores de club music, e a quem interessar possa.

A minha questão de hoje é a seguinte:

Voce é MESMO UNDERGROUND, ou simplesmente não consegue fazer uma música boa ??

Pera lá !

Vamos discutir isso mais adiante. Agora, o fundamento:

A porra da música de pista tem que ficar reduzida … Á PISTA ???? Nunca foi assim, e não tem que ser, né não ?

O ex-promoter, chato e sorridente David Guetta não saiu do “Guetto” e correu pro Radio ? Eternizou seu trabalho e ganhou o amor de meio planeta, quando viu E-X-A-T-A-M-E-N-T-E a mesma luz que estou querendo mostrar aqui. Fez um disco recheado de hits. Gravou com o B.E.P. e deu a eles o maior hit de sua carreira.Eu acho “I GOT A FEELING” EXCELENTE ! Mesmo que não desse em nada, eu gostaria que fosse minha. AND I MEAN IT ! É uma bravura resumir um sentimento geral em tão poucas palavras como o refrão dessa música faz. Nem precisava do resto da letra…que na verdade foi onde o B.E.P. contribuiu. O refrão é do Guetta.

Nosso querido Gui Boratto é Underground ? Techno ? Minimal ? hahahahaha…né não ! TODAS as suas músicas CONHECIDAS, são conhecidas porque tem refrão. TODAS são cantáveis. TODAS chegaram a algum lugar…e ele chegou lá. Mas…pô…ele não foi sempre assim ? “TEM QUE VALER, VALER,VALER…” ou “CRAZY FOR YOU…OH-OH-OH-OH-OH-OH” já eram assim. Sim…são dele. No atual momento, fez o que? Botou uma roupa moderna, mas digerível, e fez por cima dela o que sempre fez: MUSICA PARA SER CANTADA !

“TOUCH ME IN THE MORNIIIIIIING”…até o Tiesto arregou, e regravou; “I HEAR YOU SAY: HEY HEY”… Musica do ano, confirmando a superioridade comercial do Dennis Ferrer…”LOVE GENERATIOOOOOON” / “WORLD, HOLD OOOOOOON”….porque antes disso ninguem do povo conhecia o Bob Sinclar ?? Porque não haviam REFRÕES !

DJ tem que ficar fazendo musica somente pra DJ ver ?? Porra…O POVO QUER, E TEM DIREITO DE PARTICIPAR ! Não é pra eles que tocamos? então há que fazer música para eles tambem…pelo menos em 70% das vezes.

Faça o arranjo moderno que quiser, e bote um bom refrão pro povo participar. Acredite…serás amado por todos !

Só tenho visto a cena “eletronica”, que supostamente deveria ser MUSICAL, reduzindo a música a “tracks” e não imprimindo mais marca alguma, a não ser na propria pista. Raiou o sol, acaba. Fica por lá. Quero ver dizer o nome de 5 músicas que tocaram. Ninguem sabe.

É duro dizer isso, mas é verdade: Quanto mais importante ficou o DJ, menos ficou a música. Isto não é uma controvérsia ?

Agora que tudo acima faz sentido, volto à principal questão :

Voce aí… é MESMO UNDERGROUND, ou simplesmente não consegue fazer uma música boa ??

Não tenha medo de ser comercial…tenha medo é de qualidade ruim. Cuide-se.

DJ Meme 14/julho/2010

(De um quarto de hotel na Italia)

Esse é um post que muitos aspirantes a Dj e muitos novatos deveriam ler principalmente aqueles que enxergam só uma direção musical e ficam na mesmice, não tenho nada contra estilos, vertentes, tribos e toda essas merdas de rótulos, mas sou a favor da boa musica ;-)

2 comentários:

Dj Roger Manosi disse...

Perfeito este post. Simplesmente perfeito! Me faz ter plena certeza de que estou no caminho certo: a música DEVE TER VOCAL, senão perde a alma, perde o referencial!!!!

De que adianta uma linda bassline, chimbaus e claps brilhantes, nitidos, uma masterização que deixa a música com aquele peso, se tá faltando o PRINCIPAL: UMA BELA VOZ, que empolgue quem tá na pista?

Bom, se for pra fazer música pra DJ ouvir, continue em seu quarto, bitolando, pois, com certeza, a probabilidade de seu ´hit´ estourar, é mínima...

Será esse o tal ´underground´??? Desculpa, se for, eu prefiro o MAINSTREAM!!! ;)

Alex Salles disse...

Fecho com o Manosi,sem vocal,sem alma. Toda boa dance music a que realmente faz sucesso tem um bom equilibrio entre harmonia e melodia. Voz e tudo.Perfeito post.

Postar um comentário